Street Fighter X Tekken[Análise]

11/03/2012 18:02

ESTA PAGINA É MOVIDA PELO SITE BAIXAKIJOGOS

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Duas das maiores franquias de luta se encontram em um game épico [vídeo]

 

 
Se o sonho de todo jogador de games de luta é ver o encontro dos heróis de suas franquias favoritas, a Capcom sabe disso e faz questão de realizar essa vontade com maestria. Basta olhar o histórico de crossovers desenvolvidos pela empresa para perceber isso.
Depois de cair na porrada com os heróis da Marvel, com os personagens da Tatsunoko e até mesmo com os lutadores da SNK, chegou a hora de Ryu, Ken e companhia enfrentaram nada menos do que a principal franquia de luta da Namco. Mais do que um encontro de duas das principais séries do gênero, Street Fighter X Tekken é tudo aquilo que os fãs queriam em um crossover.
 

Aprovado

 

Combos e mais combos
 
Logo de início, você vai perceber que o grande segredo do game são seus combos. Enquanto Street Fighter é conhecido por Hadokens e Shoryukens, e Tekken é famoso pelas poderosas sequências de golpes, o encontro das duas franquias atinja o meio-termo perfeito e traz lutas que unem as melhores características de cada lado, criando um sistema dinâmico e com lutas que fluem com muito mais facilidade.

Img_normal

 

Isso faz com que a jogabilidade de Street Fighter X Tekken seja, ao mesmo tempo, semelhante à dos jogos de origem e completamente diferente ao apresentar elementos próprios e que obrigarão o gamer a reaprender a jogar. É por isso que o tutorial presente na primeira vez que você começa o jogo é tão importante, pois é nele que você conhece as novidades e aprende a dominar as particularidades do crossover.
São esses elementos inéditos que fazem toda a diferença no combate e transformam o título em muito mais do que um Street Fighter IV com novos personagens. Apesar de ser possível usar os mesmos movimentos existentes em cada franquia, é nos novos movimentos que está o segredo para a vitória. Combinar poderes de diferentes lutadores em um único golpe amplia as possibilidades de combos e faz com que o ritmo da luta fique muito mais ágil — embora não tão frenético como em Marvel vs. Capcom.
Grandes parceiros
O sistema de duplas é outra grande adição de Street Fighter X Tekken. Apesar de esse recurso já estar disponível em outros crossovers, aqui ele serve tanto como força de combate extra como elemento estratégico.
O primeiro ponto é o mais óbvio e funciona de modo semelhante a outros jogos que trazem a mesma função. Poder trocar de lugar com seu parceiro pode ser usado tanto para aproveitar a força do segundo lutador quanto para dar continuidade a um combo.

Img_normal

 

A diferença, contudo, é na forma com que isso é feito. Existem diversas formas de substituir o personagem e isso vai influenciar diretamente na sua tática de combate. Você pode tanto fazer a mudança normalmente quanto realizar a troca em meio a uma sequência de golpes, ampliando o dano.
Mas o grande ponto está exatamente nas habilidades conjuntas. Ao realizar o chamado Cross Art, você e seu companheiro dão início a um golpe combinado de alto poder destrutivo que pode definir lutas em poucos movimentos. Já o Cross Assault é ainda mais agressivo e coloca sua dupla para atacar o adversário ao mesmo tempo.

Img_normal

 

O sistema de dois personagens fica ainda mais divertido no modo multiplayer. Com a possibilidade de unir quatro jogadores para controlar cada um dos combatentes, a bagunça é praticamente certa — principalmente na modalidade em que todos permanecem na tela simultaneamente.
Outro ponto é o fato de não existir substituição de personagem quando o outro é derrotado. Quando isso acontece, o round simplesmente termina, o que obriga o jogador a ficar atento à barra de energia para evitar surpresas desagradáveis. Em último caso, é possível sacrificar um deles para ativar o Pandora Mode, o que deixa o guerreiro muito mais poderoso, mas com apenas 10 segundos vida.
As gemas do poder
Um dos maiores medos dos fãs em relação a Street Fighter X Tekken era exatamente o quanto as gemas poderiam interferir na jogabilidade. Adicionando habilidades e vantagens especiais no meio da luta, o temor era que isso desequilibrasse o combate e deixasse alguns personagens muito mais poderosos do que os outros. Por sorte, isso não acontece.
 
É claro que dominar essa nova mecânica faz toda a diferença, principalmente em competições. Divididas em Boost e Assist, elas podem, respectivamente, potencializar alguma característica de seu lutador — como ataque ou velocidade, por exemplo — ou adicionar uma vantagem. Contudo, é preciso estudar muito bem o funcionamento de cada pedra para conhecer quais os custos e as formas de ativar seus poderes.
A personalização das gemas é bem simples e você pode equipar até três itens em cada personagem. Por outro lado, quem não tem paciência para desenvolver estratégias com base nesse diferencial não se sentirá prejudicado por deixar esse recurso de lado — embora fique em grande desvantagem contra alguém que saiba usar.
 

Reprovado

 

Cadê o multiplayer à altura?
 
Se Street Fighter X Tekken consegue criar uma experiência única aos fãs de games de luta, é inegável a decepção que temos ao tentarmos acessar o modo online. Apesar de manter a mesma estrutura existente em Super Street Fighter IV, os servidores são muito instáveis e é praticamente impossível não se irritar com as constantes travadas.

Img_normal

Esse problema vai além da velocidade de conexão e, por mais rápida que sua internet seja, a lentidão vai aparecer. Em um jogo em que o ritmo e a precisão dos comandos é tão importante, um serviço oscilante pode ser altamente prejudicial. Isso sem falar no fato de a trilha sonora e dos efeitos sonoros simplesmente desaparecerem de repente.


Vale a pena?

Como era de se esperar, um dos crossovers mais esperados da geração não é nada menos do que compra obrigatória para todo fã de games de luta. A Capcom se superou novamente e fez com que Street Fighter X Tekken fosse exatamente aquilo que os apaixonados pelas duas franquias esperavam.

Img_normal

 

Unindo elementos já conhecidos com elementos completamente inéditos, o título traz uma jogabilidade única, empolgante e extremamente viciante. Seja sozinho ou com amigos, colocar Ryu, Ken, Kazuya e Jin frente a frente é uma das experiências mais divertidas deste ano e que certamente será lembrada por um bom tempo como um dos melhores jogos de luta da geração.
Agora só falta a Capcom ouvir nossos apelos e criar um Street Fighter X Mortal Kombat.
 
 
 

 

 

Videos: