O que é o Kinect

15/12/2011 01:58

O Kinect é grande aposta da Microsoft para o videogame nos próximos anos. Ele segue a linha do Wii, porém sem depender de um dispositivo de controle. A mesma tecnologia da Nintendo meio que foi copiada pela Sony no PS Move (com direito a um aparelho para detectar os movimentos), o que comprova que, até o momento, a MS é a única que conseguiu dar um passo adiante.

Vários jogos para Xbox 360 serão compatíveis com a tecnologia do MS Kinect. O controle já vem com um jogo gratuito chamado Kinect Adventures que consiste em 5 mini-games diferentes. Outros 11 títulos poderão ser comprados separadamente já no lançamento e esses jogos serão vendidos em média por US$ 49,99 cada, com diferentes distribuidoras escolhendo preços tanto acima quanto abaixo desse valor. Assista ao vídeo abaixo, feito pelo pessoal do site IGN, para saber mais sobre o Kinect Adventures.

“A forma como você joga seus games. Nós vamos transformar a forma como você se diverte. A forma como você interage com seus amigos e a família.” Foi isso o que um executivo da MS disse ao apresentar o Microsoft Kinect para a imprensa durante a E3 2010. Foi a primeira vez que o Kinect foi demonstrado para o grande público, e claro que a notícia correu o mundo mostrando a grande promessa que essa tecnologia é para os próximos meses.

A grande novidade do MS Kinect é a forma de controlar os personagens e ações durante os jogos. Pela primeira vez, o console não vai depender de um dispositivo que o usuário utilize na hora de desfrutar os games mais bacanas. São duas câmeras posicionadas no Kinect, lado a lado, uma com resolução de 320×240 pixels e a outra com resolução VGA de 640×480 pixels. Essas câmeras conseguem reconhecer até 6 pessoas que estejam naquele ambiente, desde que a uma profundidade de 1,2 e 3,5 metros. No entanto, isso não quer dizer que 6 pessoas vão poder jogar simultaneamente: a Microsoft já esclareceu que haverá um limite de 2 jogadores simultâneos (ponto para os concorrentes!).

O funcionamento das câmeras do Kinect Sensor não foi revelado muito a fundo por se tratar de um segredo industrial, mas já é sabido que há uma combinação de sensor de movimento, infra-vermelho e captação de imagens convencional para chegar a uma percepção 3D dos gestos que o gamer faz com as mãos e com os movimentos que faz com o resto do corpo.

Por meio das expressões faciais, o Kinect vai saber exatamente qual pessoa é responsável por qual avatar da Xbox Live e manter a conexão entre essas identidades (a física e a virtual). O sistema ainda tem sistema de reconhecimento de voz e detecção de até 20 articulações, garantindo um controle mais completo do jogo em questão.

 

                                                                                                                                                                                                Matheus Vicente