Assassin's Creed 3

04/03/2012 01:08

 

Novo protagonista, milhares de homens na tela e uma enxurrada de informações.

 

 

Assassin's Creed III, ao contrário dos títulos anuais anteriores, terá proporções épicas. Não se trata de mais do mesmo, garante a Ubisoft. E nós, fãs da franquia, ficamos animados com esta proposta, pois ela já começava a saturar pela repetitividade.

 
A revista Game Informer obteve os primeiros detalhes do game — uma avalanche de informações — e você confere todas elas a seguir. Portanto, prepare um bom café para desfrutá-las, pois o novo título está muito mais parecido com Red Dead Remption do que você poderia imaginar. 
 
Só para começar, haverá batalhas com milhares de pessoas na tela. Já está arrepiado?
 
O herói mestiço
 
A história da Revolução Americana, que acabou na indepedência dos Estados Unidos da América perante os colonizadores ingleses, está totalmente errada como conhecemos. Vários segredos permanecem ocultos, mas agora eles serão revelados...
 
O filho mestiço de um pai inglês e uma mãe americana será o protagonista e contará como a linhagem de Ezio chegou à América do Norte, fazendo a conexão que faltava para explicar porque Desmond (o personagem dos tempos contemporâneos)  está em Nova Iorque.
 
Em Assassin's Creed III, Connor Ratohnhake (pronuncia-se Ra-dum-ha-gay-du) é o novo personagem jogável, e você iniciará a jornada desde a sua infância na fronteira americana, enquanto ele cresce em uma tribo de nativos do continente.  De acordo com a revista, Connor dedica sua vida contra a tirania e os templários, revoltando-se quando colonialistas atacam e queima a vila do seu povo.
A história se passará nos arredores de Nova Iorque e Boston, entre os anos 1753 e 1783, enquanto Desmond prosseguirá sua caçadas atrás dos Piece of Eden no presente, após os acontecimentos de Revelations. Desta vez, a narrativa será centrada entre os assassinos versus templários, assim como a jornada de Connor.
 
Para tanto, a Ubisoft está tentando ser bem precisa em relação aos fatos reais, consultando textos históricos fidedignos e até utilizando atores nativo-americanos na captura corporal. Além disso, a empresa afirma que nem todos colonialistas ingleses serão opressores ou malvados, já que um dos principais objetivos da narrativa é mostrar os pontos de vista de ambos os lados: assassinos e templários.
 
Isso quer dizer que há uma linha cinza de moralidade, mostrando que os templários realmente acreditam estar salvando o mundo com suas atitudes. Ícones históricos como George Washington, Benjamin Franklin e Charles Lee também estão confirmadíssimos.
 
George Washington será um dos principais relacionamentos de Connor. Por sua vez, Benjamin Franklin não será um inventor tão conveniente como Da Vinci. Já a participação de Charles Lee na trama ainda permanece um mistério.
 
Maior e com variações climáticas
 
As cidades e percursos de Assassin's Creed 3 ganharão muito mais detalhes sutis em termos de ambientação de época do que qualquer jogo da franquia já trouxe. Vários tipos de terreno estarão presentes, sendo o principal um deserto denominado como "A Fronteira".
 
O mapa de "A Fronteira" é 1,5 vezes maior que todo o mapa de Brotherhood, garantem os desenvolvedores. E ele não é "vazio" como os desertos de Assassin's Creed 1, pois um terço de todas as missões e conteúdo jogável passarão neste ambiente.
Mais interessante ainda, o mundo de AC3 vai mudar de acordo com o passar do tempo. Isso quer dizer que no inverno os soldados vão se mover mais devagar e até mesmo tropeçar na neve. Rios e lagos congelados estarão a favor do personagem como vantagem extra, já que ele pode subir em árvores e atacar com mais eficiência. Na medida em que os anos passam, um campo onde uma batalha importante aconteceu poderá estar completamente diferente depois. 
 
"Não vamos ter a presença apenas de edifícios históricos agora, vão existir também eventos históricos", diz a produtora. Sendo assim, "Você vivenciará o Grande Incêndio de Nova Iorque. Visitará o Valley Forge como um local ocupado pelas forças de Washington. Viajará por estes lugares no momento em que de fato eles foram importantes e, espera-se, entender porque nós sabemos onde estão hoje. Esse é o objetivo^.
 
Para garantir toda essa imersão sem que os jogadores fiquem penando por caminhos longos, os desenvolvedores garantem que as viagens serão bem rápidas.
 
Aventura cinematográfica
 
Um roteiro de importância colossal necessita novidades de peso do lado técnico. E desta vez não será diferente. Uma nova engine, provavelmente Anvil 2.0 ou algo parecido, foi desenvolvida com o propósito de capacitar milhares de homens no campo de batalha, ao contrário das centenas que apareciam nos jogos anteriores.
 
Um novo sistema de animação, totalmente remodelado em relação aos títulos anteriores, já está pronto. Com isso, as animações faciais devem ganhar muito mais detalhes. Os editores da Game Informer disseram estar impressionados com elas.  As screenshots do jogo liberadas até o momento não deixam eles mentir.
 
Connor possui milhares de animações originais para as cenas de combate ficarem menos repetidas. Segundo a desenvolvedora, existem por volta de 2,5 horas de cenas para o personagem que foram completamente gravadas baseadas em atores. Definitivamente uma abordagem mais próxima de Uncharted, da Naughty Dog, cujo resultado final são cenas muito semelhantes aos dos melhores filmes hollywoodianos.
 
Vale ressaltar ainda o novo sistema de câmera, que agora está mais dinâmico e automatizando, rastreando a ação para que os jogadores sintam-se como espectadores.
 
Atacar é a melhor defesa
 
Tudo muito legal até agora, não é verdade? Entretanto queremos mais informações sobre o combate, já que este é um fator primordial na série. Felizmente, muitas coisas boas vão mudar por aqui.
 
Além de milhares de animações, o jogo suporta milhares de inimigos na tela. O combate agora foca o ataque e é baseado na velocidade, o que acarreta em escolher o momento certo para efetuar suas ações.
Connor é o coração de grande parte das batalhas e sempre entrará em combate com duas armas: um tomahawk e uma faca. Para o fim do temor dos fãs, a hidden blade (espada escondida nos punhos) ainda estará presente no traje do assassino. O jogo utiliza os mesmos controles dentro e fora das lutas. O botão para defesa e contra-ataque é o mesmo para evitar estratégias muito defensivas.
 
Falando nisso, as armas agora permitem que você acerte mais alvos durante o combate, realizando quedas de muitos inimigos simultaneamente para aumentar ainda mais a chacina. Utilizar reféns como escudo e outros movimentos sensíveis ao contexto das brigas é garantia certa.
 
Vários ataques secundários — como tiros de pistola por meio do botão Y — vão rechear seu inventário de possibilidades para detonar os adversários. Os desenvolvedores querem que o jogador se mova constantemente no modo de batalha e tenha mais controle sobre a situação. Assim, o sistema de travamento de mira também mudou: agora ele detecta alvos automaticamente.
 
Diferente de tudo que você já viu em Assassin's Creed
 
Não é apenas o combate que vai receber inovações, novos elementos de jogabilidade podem marcar AC3 como um dos melhores jogos desta geração. Para começar, a Ubisoft entendeu que o estilo Tower Defense (em que você tinha que defender seus esconderijos) de Revelations foi um fracasso e retirou ele por completo.
 
Copiando um pouco a fórmula de Red Dead Redemption, você agora poderá caçar animais para obter novos recursos. O melhor de tudo é que a forma como desferir golpes neles afetará as recompensas. Logo, matar um urso com um único golpe será muito mais valioso que esfaqueá-lo muitas vezes.
 
 
Além da missão principal, durante a jornada de Connor, vários tipos de clubes e grupos podem querer se juntar a ele ou convidá-lo para ser um integrante, dando-lhe missões secundárias. É o caso da sociedade de caça, que convidará o jogador que matar muitos bichanos. Também haverá uma economia de itens e um novo sistema de propriedades.
 
No entanto, a característica de jogabilidade mais promissora é a adição de mais níveis transversais de plataforma. Pular e escalar árvores ou penhascos de montanhas para realizar acrobacias de combate vão trazer muito mais versatilidade ao protagonista. Será possível pular sobre vagões ou deslizar em obstáculos, incluindo andar sobre e ao redor de objetos em movimento.
 
Os movimentos de corrida livre serão mais fluidas e próximas do chão, exigindo que você pule através de janelas para árvores e, em seguida, em cima de telhados de uma igreja. Tudo mais rápido para você matar pessoas enquanto se move para perseguir um alvo, sem muitas animações intermediárias para interromper a jogatina.
Parece muito? Pois saiba que o traje do assassino sofrerá atualizações ao longo da história, dando uma sensação mais autêntica à roupa de Connor. Um novo sistema de notoriedade foi incorporado para não penalizar o jogador que gosta de explorar áreas de risco e estão previstos vários quebra-cabeças parecidos com Tetris (mas em primeira pessoa). Enfim, uma evolução dos puzzles de Desmond em Revelations.
 
Um novo banco de dados denominado Animus 3.0 também estará presente. O sistema de sincronização completa retornou com algumas melhorias: as missões possuem checkpoints e vão premiar aqueles que concluírem as tarefas 100%. "Imagine um sistema de nível em um RPG, exceto que há uma quantidade finita de XP para ser conquistado.", dizem os desenvolvedores.
 
O jogador poderá fazer um replay de toda missão para aumentar seu escore, aumentando a longevidade do game, como em Brotherhood.
 
Hype
 
Assassin's Creed III é o título da série com ciclo de desenvolvimento mais longo desde o primeiro jogo, além de usar o dobro de capacidade produtiva em termos de horas trabalhadas. Conta ainda com um orçamento superior ao do último Assassin's Creed Revelation.
 
O intuito da Ubisoft é que você tenha a sensação de jogar um Assassin's Creed 3.5, ou seja, acima de qualquer expectativa. O game terá sua versão completa finalizada dentro das próximas semanas, o que significa que os programadores e designers trabalharão agora em refinamentos até a data de lançamento, marcada para 30 de outubro de 2012.
 
Assassin's Creed III está confirmado até o momento para PC, Xbox 360 e PS3. 
 
FONTE: BAIXAKIJOGOS