Sistema operacional de celulares.

05/12/2011 01:03

 

 

Assim como outros aparelhos menos complexos a olho nu, celulares não chamavam atenção pelo seu sistema operacional. Pelo menos era assim até a popularização dos smartphones. Quando os dispositivos móveis começaram a ganhar outras funções além da chamada por voz e o envio de SMS, foi necessário um avanço nos programas para gerenciar as novas funções. Quanto mais recursos um celular ganhava, mais possibilidades os desenvolvedores enxergavam até que foi necessário repensar completamente os sistemas operacionais.
Um dos grandes avanços ocorreu com o surgimento do Symbian, um SO mobile aberto (com o código livre para que outras pessoas pudessem desenvolver aplicativos para ele). Adotado pela Nokia, o sistema permitiu que milhares de desenvolvedores no mundo pudessem criar aplicativos baseado nos novos recursos.
Geeks e entusiastas da tecnologia já estão a tempos habituados à nomes como Symbian, iOS e BlackBerryOS. Estes são alguns dos sistemas operacionais mais famosos dos dispositivos móveis, e reinavam praticamente absolutos até a Google decidir entrar na briga e lançar seu próprio SO para celulares baseado no Linux: o Android.
O que é ANDROID ?
O Android é um S.O. para dispositivos móveis que tem como base o S.O. LINUX .ele foi inicialmente desenvolvido pelo GOOGLE e posteriormente pela Open Handset Alliance mas atualmente quem é responsável pelo gerenciamento do sistema é o GOOGLE.O  Android atualmente é um dos concorrentes diretos com o IOS da APPLE.Esse sistema introduzido no mercado em 2008 é um dos mais populares atualmente com mais aplicativos do que a apple store ultrapassando a marca de 250.000 aplicativos para a plataforma android.
as versões do ANDROID 
cada versão do sistema operacional Android da Google recebe um nome.Abaixo o nome das versões do android :
 
1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
2.2: FroYo (Frozen Yogourt  Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2010)
2.3: Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)
3.0: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)
X.X: Jelly Beans (Não se sabe a data de lançamento, nem o número de série e nem as novas funções do novo Android Jelly Beans)
 
 
o android é um sistema OPEN SOURCE por isso qualquer pessoa que queira criar algum aplicativo para essa plataforma esta autorizado a criar porque ele  não tem a mesma burocracia para criar aplicativos como as que a apple impõem para criar aplicativos que rodem no  IOS em que só roda aplicativos autorizados pela apple.O único ponto fraco para os desenvolvedores é um grande desafio para tornar seus aplicativos compativeis com as inumeras versões deste sistema operacional do google.
 
A grande qualidade do android é que ele permite que possamos encontrar um modelo de celular para todos os gostos e necessidades há desde opções baratas até opções mais sofisticadas.Abaixo uma lista do top 10 de celulares com android.:
.Samsung Galaxy SII
.Motorola Droid Bionic
.Motorola Atrix
.Sony Ericsson Xperia Play
.HTC Thunderbolt
.Google Nexus S
.HTC Droid Incredible
.HTC Desire
.Samsung Epic 4G
.LG Optimus 3D
 
 
 
 
                                                                                                             Marcos Ferreira