Shin Megami Tensei: Devil Summoner 2

02/01/2012 20:21

 

Prós

  • Sistema de combate divertido e estratégico
  • Fascinante trama de mistério
  • Robusto sistema de fusão de armas e demônios

Contras

  • Pouca estimulação torna a jogabilidade desigual
  • Câmera deixa a exploração difícil

O Japão de meados de 1920 vivia em uma combinação única do velho e do novo: a nação lutava para manter duas tradições frente à modernização galopante. Shin Megami Tensei: Devil Summoner 2: Raidou Kuzunoha VS. King Abadon usa este turbulento período da história para criar um mundo hostil e excitante a fim de contar uma estória intrigante e elegante. Apesar de o jogo possuir algumas inconsistências, jogabilidade confusa e fraca movimentação da câmera, sua participação em batalhas, viciante sistema de gestão demoníaca, e baixo custo mostram um forte motivo para que os fãs de jogos de RPG religarem seus PS2 para fazer um pacto com um demônio.

Quando a Yatagarasu, a sombria organização que olha pela santidade do Japão, tem razões para crer que uma ameaça iminente aproxima-se de Tóquio, depende de Raidou Kuzunoha entrar em cena e salvar o dia novamente. O jovem Raidou – a 14ª pessoa a assumir o título de maior invocador de demônios – é despachado para a capital para ficar de olho na mesma, tomando quaisquer medidas necessárias evitar um desastre e manter o equilíbrio do mundo sobrenatural. Junto com ele se encontram o comunicativo e sempre sarcástico amigo / mentor felino de Raidou, Gouto, e, ajudando novamente a encobrir suas operações está a Agência de Detetives Narumi, que é dirigida pelo despreocupado e decididamente elegante agente moderno Shourei Narumi. Quando uma adorável, mas suspeita mulher o contrata para encontrar um homem chamado Dahn, isso parece apenas um caso de pessoa desaparecida, mas acaba por tornar-se qualquer coisa, exceto isso, e Raidou é jogado no meio e um mistério que envolve ninjas mascarados, insetos gigantes, e muito azar.

Devil Summoner 2
Combates são contagiantes

Como um invocador de demônios, lidar com a especialidade de Raidou, e todas as coisas estranhas acontecendo na capital, não há escassez de emoção. Enquanto procura por pistas, ele freqüentemente esbarra com demônios que precisam ser colocados em seus lugares, e chamar por reforço demoníaco é onde realmente se encontram os talentos de Raidou. Até dois demônios podem ser invocados por vez, é importante prestar atenção às fraquezas de seus inimigos para chamar os “amigos” certos para conseguir vantagem, para então conseguir desferir um bom dano. Cuidado, no entanto, porque seus demônios também têm suas próprias fraquezas, as quais seus oponentes não hesitarão em explorá-las. Você não pode simplesmente deixar seus demônios fazerem todo o serviço, mas felizmente Raidou está mais do que bem equipado para cuidar de si mesmo em uma briga. O personagem pode aproximar-se pessoalmente para exibir como seu manejo da espada é sua principal fonte de dano, mas também é um exímio atirador, o que causa dano menor, mas pode atordoar demônios renegados. O combate é em tempo real, e como Raidou é surpreendentemente ágil, desviar de ataques torna-se tão fácil quanto simplesmente sair da frente.

Apesar de seguir o caminho da violência ser divertido com esse sistema de batalha, nem sempre é a melhor ação a ser tomada: às vezes é melhor conversar com os inimigos. Através da aplicação cuidadosa da arte da negociação, você pode recrutar um demônio para seu lado, desde que ele esteja a fim e você responda satisfatoriamente à sua linha de perguntas e aceite suas exigências. Aumentar constantemente sua lista chthonian de contatos é importante, porque você melhora como invocador de demônios ganhando a lealdade dos mesmos. A lealdade é merecida colocando seus demônios em batalha, o que em retorno aumenta o número de demônios que você consegue manter ao mesmo tempo e garante que o nível de Raisou aumente (o que determina quais tarefas alternativas você pode seguir). È importante também manter uma diversa gama de demônios a seu dispor, porque cada um tem uma determinada habilidade em campo que pode ajudá-lo com seu serviço de detetive – Lilim, por exemplo, pode ler mentes, um poder que te ajuda a extrair informações, que, caso contrário, seriam inacessíveis.

Devil Summoner 2
Combates são contagiantes mesmo.

Quando não está de fala mansa ou batendo em demônios, Raidou mantém-se ocupado percorrendo vários distritos da capital à procura de pistas. Apesar do esperado comportamento investigativo de Devil Summoner 2 ter seus atrativos, essas são as suas partes mais fracas porque seus objetivos nunca lhe são devidamente comunicados, e há freqüentemente longos trechos sem combates. Além do mais, cada área é mostrada por uma câmera fixada numa localização, e a cada determinado número de passos a câmera se move para um ponto diferente. Ver a mesma cena de ângulos diferentes pode causar desorientação, o que torna até mesmo caminhar pelo mundo um exercício frustrante.

Se você precisar de um tempo das estórias de investigações mundanas, você sempre pode retornar à agência de detetives e pegar alguns arquivos extras de casos que se amontoam e juntam pó sobre sua mesa. Embora a maioria dessas tarefas alternativas sejam missões de busca, algumas delas o levam a locais específicos para encontrar e despachar demônios mais poderosos, e outras o recompensam com novas habilidades que serão necessárias para continuar o jogo principal. Você pode também gastar algum tempo na parte obscura da capital para domar mais demônios e adicioná-los à sua coleção, que depois podem ser fundidos para criar novos tipos no laboratório do Dr. Franksteiniano Victor, um estranho, porém amigável demonólogo. Victor também pode criar novas armas para você, e usar de seus serviços pode ser divertido e gratificante por si só.

O rico mundo do jogo é trazido à vida com a marca da série Shin Megami Tensei: designs elegantes e trilha sonora alegre e animada. Diferente do que ocorre nos jogos mais recentes da Persona, que favorecia à aparência e ar de anime para os personagens, todos em Devil Summoner 2 são feitos e animados em puro 3D. Apesar de Raidou e companhia terem ótima aparência, eles são suspeitamente silenciosos devido à falta de trabalho de voz, o que torna momentos de conversa um tanto estranhos. No entanto, todo o jogo flui positivamente com estilo, realmente compensando por isto e pelos ligeiramente velhos gráficos produzidos pelo hardware do PS2.

Apesar de sofrer de alguns erros por seqüências de investigações e câmera fracas, Shin Megami Tensei: Devil Summoner 2: Raidou Kuzunoha vs. King Abaddon é uma aventura envolvente cheia de suspense através de um mundo excitante cheio de intrigas sobrenaturais. Fundir demônios ou recrutar outros novos é viciante, derrotar amigos poderosos é gratificante e desvendar a estória é divertido. Se você está procurando por um extravagante e divertido jogo para saciar a sua sede por um RPG, Devil Summoner 2 pode ser simplesmente o que você procura.

 

FONTE : www.arenadejogos.com.br