Conexão com a LIVE

05/12/2011 01:03

 

O Xbox 360 é um dos consoles mais populares da história dos videogames, tendo vendido desde seu lançamento em 2005 mais de 50 milhões de unidades. Todo o console foi desenhado com a finalidade de tornar-se um Media Center nas casas de seus proprietários, afinal ele lê DVDs, músicas, filmes, acessa a internet e roda games, tudo isso você já sabe.
Agora imagine qual é o principal diferencial do console em relação aos seus rivais (PS3 e Wii)? Sim, isto mesmo a Xbox Live!
Atualmente todas as plataformas têm suas próprias redes online permitindo que as pessoas possam jogar com adversários de qualquer lugar do mundo, contudo muitos consideram que o serviço da Live é o mais completo que existe. Agora imagine como deve ser prazeiroso entrar na Xbox Live e poder desafiar qualquer um desses 50 milhões de usuários? Animador, certo?
Mas isso não acontece, por um motivo muito simples: banimento.
Atualmente mais de um milhão de consoles Xbox 360 foram banidos no mundo todo. A causa mais comum para um console ser banido é o uso de pirataria. Já é rotineiro que a Microsoft faça revisões freqüentes e atualizações na Dashboard do console para conter a pirataria, mas sempre tem aqueles que pensam saber mais das coisas e insistem em entrar online com softwares piratas só para ver seu amado console ser banido. Mas o que é isso? O que significar ter um console banido? Pode acessar a Live um dia? Vamos às respostas:
Banimento
 
O banimento se refere à resposta da Microsoft quando detecta um console modificado rodando games piratas ou em, alguns casos, quando detecta um game sendo acessado na Live semanas antes de seu lançamento. Quando um console é banido, isto significa que ele nunca mais irá se conectar à Xbox Live. NUNCA MAIS!
O jogador poderá continuar jogando off-line e usar seu console como quiser, porém há casos reportados de consoles que foram banidos e acabaram tendo seus saves corrompidos, e outros que dizem que o HD fica inutilizado completamente.
Desbanimento existe?
 
Esqueça é impossível, não tem como! Se você se rendeu à pirataria e entrou nem que seja por um minuto na Live terá de pagar essa sentença perpétua! Há um software correndo na internet há alguns anos que garante o desbanimento, mas a verdade mesmo é que o usuário acaba ficando refém de atualizações a cada novo game lançado, ou seja, se seu console foi kikckado da Live não tem volta!
Console desbloqueado + jogos originais?
 
A princípio o que te faz levar um ban na Live são os games piratas, entretanto vale lembrar que para um jogo pirata rodar no seu console é necessário que ele esteja desbloqueado. Faça a equação então! Sim, se seu console estiver desbloqueado há o risco de ser banido mesmo que você esteja jogando games originais. No vier das dúvidas não desbloqueie seu console e nem tente rodar games piratas nele.
Como a Microsoft detecta games alternativos?
 
Sabe quando você coloca um game para rodar e o Xbox pede uma atualização? Pois é, este é um modo de saber se sua cópia é original ou não. Caso você aceite a atualização vai uma dor de cabeça se seu console estiver desbloqueado. Muitos técnicos dizem que o ato de rodar um game cria um log contendo as informações do fabricante no HD do console e quando você entra na Live esse log é enviado a Microsoft, logo não há como impedir que eles detectem se você é adepto ou não da pirataria.
 
Banimento = console desvalorizado
 
As pessoas não são tão ingênuas, todos sabem que um console banido perde muito de seu charme. Não é raro encontrar consoles assim sendo vendidos em sites por preços muito baixos, o pensamento geral é de que um console banido está desvalorizado, não vale muito mesmo. Afinal ele já não serve para entrar na Live e jogar com aqueles milhões de usuários ao redor do mundo.
Lições aprendidas
 
Se você é do tipo que quer jogar os grandes jogos no modo online como Gears of War e Halo Reach, então basta não modificar seu videogame. Nada de destravamentos ou jogos piratas para você! Caso você seja do tipo que não se importa em jogar off-line e por isso já desbloqueou o console, bom, basta lembrar que você jamais deverá ou poderá entrar na Xbox Live, além disso, os games mais novos sempre pedem atualização e elas sempre acabam deixando alguma marca para quem joga piratas. Crysis 2, por exemplo, veio com uma atualização que faz com que outros games como Modern Warfare 2 e Black Ops não rodem em consoles modificados.