Mass Effect 2

08/01/2012 03:24

 


A BioWare é hoje a principal empresa de RPGs do mercado, seja para consoles ou PC. Com títulos como Baldur’s Gate, Jade Empire, Knights of the Old Republic, Neverwinter Nights e o futuro MMOG Old Republic. Assim, todo novo lançamento da BioWare é aguardado. Mass Effect foi um dos projetos mais ambiciosos da empresa, levando toda sua experiência em RPGs de fantasia para a ficção cientifica.O jogo conseguiu mesclar as qualidades de um ótimo RPG com a agilidade e diversão de um shooter de sci-fi, um sucesso. Como sempre foi dito, a saga de Mass Effect foi criada como uma trilogia, e por mais incrível que seja, a BioWare superou tudo que era esperado.

Mass Effect 2 segue a história de Shepard para salvar a humanidade. Para esta segunda missão, a BioWare decidiu modificar o sistema de jogo. Ela tirou alguns elementos considerados de RPG, como inventário e direcionou seus esforços para a jogabilidade. ME2 é muito mais ágil, rápido e divertido. O sistema de evolução é simples e eficaz, poucas skills que realmente fazem diferença. Tudo parece muito simples para um RPG, como deveria ser. Enquanto isso, a empresa pôde gastar tempo com as conversas e ações que são o importante em um RPG: a evolução da história, não das skills. O jogo apresenta personagens cativantes e profundos, envolvidos em uma história bem elaborada e madura.

Controles
X – Recarregar arma
X (Segurar) – Trocar de arma
Y – Ativar poder
A – Cobertura / Ativar Objetos
A (segurar) - Correr
B –Ataque corpo-a-corpo
RS – Atirar
LS – Zoom com mira
RB – Ativar poder
LB – Ativar poder
Analógico Direito – Mirar
Analógico Esquerdo – Movimentação
Start – Acessar computador
Back – Retirar / Guardar arma
D-PAD CIMA – Mandar aliados atacarem
D-PAD BAIXO – Mandar aliados se juntarem na sua posição
D-PAD DIREITA – Mandar aliado para posição
D-PAD ESQUERDA – Mandar aliado para posição

DICAS
Conversas 
– Em suas missões, Shepard conversa com muitos personagens e todas elas têm algum significado. Você pode terminar o jogo ignorando todas, mas elas trazem informações importantes sobre os desafios de Mass Effect 2. Sempre que aparecer a opção “investigue”, aproveite para conseguir mais informações. Além disso, as conversas servem para conhecer um pouco mais sobre o universo e principalmente seus aliados. Sempre que estiver na Normandy, entre as missões, você pode conversar um pouco mais com seus companheiros.

Background: Paragon ou Renegate – Como no primeiro Mass Effect, Shepard pode seguir dois caminhos: Paragon e Renegate. Paragon é o caminho da justiça e honra, em que Shepard luta para salvar a humanidade. Ele ajuda as pessoas porque é o certo. Renegate é o egoísta, no qual Shepard viaja pelos sistemas para o seu próprio bem. Ele só luta pela humanidade para se salvar e não tem medo de fazer tudo para conseguir seus objetivos. Shepard ganha pontos Paragons ou Renegate com suas ações e palavras.

Ações - Ao salvar um alienígena, ele ganha Paragon; ao torturar um humano para conseguir informações ganha pontos Renegate. A personalidade de Shepard influi em sua missão. Paragons e Renegates têm maneiras diferentes de completar as missões e maneiras diferentes de se relacionar com seus aliados. Escolha o caminho que melhor representa o seu jeito de jogar e, se quiser, depois comece um novo jogo para seguir o caminho inverso.

Lealdade – Entre as missões, Shepard poderá conversar com seus companheiros. Essas conversam ajudam-no a conhecer melhor cada um de seus aliados e suas motivações. Elas podem render pontos de Paragon ou Renegate, e ainda um relacionamento mais íntimo entre o comandante e seus subordinados. Aproveite todos os momentos para conversar com todos na Normandy e explore as relações.

Upgrades – Em Mass Effect 2, não existe inventário. Shepard carrega uma quantidade limitada de medgel e munição. Você só tem uma arma e, quando encontra um upgrade, ela melhora o desempenho. Existem diferente tipos de armas, mas uma é apenas um upgrade da anterior. A jogabilidade é muito simples: ignore a parte chata de organizar seus itens e fique apenas no jogo. Por isso, os upgrades são fundamentais. Para eliminar os inimigos mais poderosos, Shepard precisa fazer upgrade em suas armas. Procure e pesquise os melhores upgrades para suas armas e armaduras.

Side-quests – As side-quests não evoluem a história principal, mas são fundamentais para a evolução de Shepard e seu grupo. A única maneira de conseguir pontos de experiência é completando quests. As side-quests concedem bônus e materiais para a pesquisa – além de serem divertidas.

Navegando – Assim que receber a Normandy, Shepard pode explorar o espaço à procura de planetas e recursos. A Via Láctea é dividida em setores. Para viajar entre eles, basta usar um Mass Relay. As viagens por Relays não gastam combustível. Cada setor é dividido em sistemas, onde ficam os planetas. O sistema principal de todos setores tem um Mass Relay e um depósito de combustível. Para navegar de um sistema ao outro do mesmo setor, vá até as setas com o novo sistema para entrar no mapa do setor. Navegue até o sistema e entre. É nas viagens entre sistemas que você gasta combustível. Não fique sem combustível, sempre renove.

Planetas – Cada sistema contempla vários planetas. Alguns já são habitados e explorados, mas a maioria é inexplorada. Os planetas inexplorados podem guardar segredos, como missões e o mais importante: materiais. Existem quatro tipos de minerais no jogo: Element Zero, Iridium, Palladium e Platinum, necessários para fazer os upgrades nos itens. Você encontra esses materiais em suas missões, mas em quantidade limitada. Os depósitos estão espalhados pelos planetas inexplorados.

Explorando – Ao se aproximar de um planeta inexplorado, Shepard pode escanear a superfície do planeta à procura de minerais. O visor vai mostrar quando ele encontrar uma grande quantidade de minerais. Lance uma sonda (probe) que vai enviar o mineral de imediato à Normandy. Esta é a maneira mais fácil e rápida de conseguir minerais. Existem dezenas de planetas, mas você não precisa explorar todos. Procure os planetas Rich ou Good, e ignore os outros. O mineral mais raro é o Element Zero. Sempre que você encontrar pelo menos uma mina de Element no planeta, ele terá outras fontes de Element.

Hack – Em suas missões você vai encontrar dois tipos de sistemas que podem ser hackeados. Você tem tentativas limitadas; se falhar, não poderá tentar novamente, por isso, tenha calma. Todos os sistemas rendem créditos. Ative todos.

 

FONTE : topgames.terra.com.br/